No coração da Propriedade Industrial e Intelectual

Dra. Marah Peixoto

Diretora – Essencial Assessoria

Marcas são como amigos, irmãos, filhos, família. Não podemos viver sem elas.

São as marcas, famosas ou não, que completam nosso dia, que nos alimentam, que nos embelezam, que nos informam, que nos encantam, que nos emocionam.

Desde pequenos nos acostumamos a conviver com elas, dos mais variados segmentos, cores, formas e identidades.

Portanto, as marcas têm uma importância primordial para as nossas vidas e uma grande responsabilidade no mercado.

Daí a importância de seu registro. Uma marca registrada é como um filho que recebeu um nome e, assim, um tratamento especial, carinho, dedicação.

O universo da Propriedade Industrial é vasto, rico, atraente. Lidar com marcas de diferentes segmentos, acompanhar o crescimento de uma empresa por meio do patrimônio marcário e de outras áreas como a artística, a científica, das ideias e inventos para mim é motivo de grande satisfação e de orgulho, pois reúno em um só momento a tecnicidade da minha profissão de advogada especializada na área e o prazer de ver esses “filhos crescerem”.

Deste modo, a Essencial tem uma missão, que é a de conscientizar empresas e empresários da importância do registro de marca e de outros produtos e serviços e das vantagens que se agregam a ele: exclusividade, notoriedade, valor de mercado, visibilidade, rentabilidade.

Por isso, tornou-se mister que uma empresa providencie o registro de sua marca tão logo promova a abertura da empresa. É imprescindível, até, que se faça pesquisa na base de dados do INPI antes mesmo de a empresa escolher a razão social, porquanto poderá ser impedida de reivindicar o registro, caso opte pela mesma expressão para a marca de fantasia.

Com o crescimento da economia nos países emergentes, a exemplo do Brasil, aumentaram consideravelmente os pedidos de registro de marca, alavancados ainda pelas novas ferramentas de comunicação entre pessoas e empresas, que enxergaram na propriedade industrial e intelectual uma forma eficaz de auferir lucros ou de garantir a exclusividade de uma expressão de fantasia ou de um produto.

A velocidade com que uma notícia ou uma ideia percorre os canais de comunicação eletrônicos, as mídias e as redes sociais, é hoje em grande parte responsável pelo sucesso de um produto ou de um serviço oferecido no mercado. Seria, portanto, inimaginável a marca de um produto ser veiculada sem registro no INPI.

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