Entidades setoriais promoveram, no dia 16 de maio, em São Paulo, o evento “O papel do INPI nos 20 anos da Lei da Propriedade Industrial”. O presidente do INPI, Luiz Pimentel, abordou a atual situação do órgão e ressaltou a importância de tornar a carreira do INPI mais atrativa para os servidores, além de buscar as condições necessárias para metas como: modernização, capacitação e otimização de procedimentos.
O encontro, realizado no mês em que a lei completou aniversário (14/05), debateu o papel e os desafios do Instituto na análise e concessão de direitos de Propriedade Industrial no Brasil. Como resultado desta mobilização, na próxima quarta-feira, dia 18, será divulgada uma carta aberta, assinada por representantes da indústria, da área de pesquisa e do segmento da Propriedade Intelectual, em defesa do fortalecimento do INPI.
No evento, o diretor de Patentes do INPI, Júlio César Moreira, participou do primeiro painel, que discutiu o que o Instituto precisa para atender melhor à demanda da sociedade. Já Leila Campos esteve presente para representar a diretora de Marcas, Michele Copetti.
Também estiveram presentes o secretário-executivo do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços, Fernando Furlan, e o secretário de Inovação do Ministério, Marcos Vinícius de Souza.